Mente vs. Química

Sarah Go's
"Não importa o nome que lhe damos - Mente, personalidade, alma -, gostamos de pensar que possuímos uma coisa maior do que a soma dos nossos neurônios, uma coisa que nos 'anima'.
Vai-se descobrindo, porém, que boa parte da mente é, na verdade, cérebro. Uma lembrança é um processo específico de mudanças celulares em pontos específicos da cabeça. Um estado de espírito é uma junção de neurotransmissores. Acetilcolina demais, serotonina de menos, e você entra em depressão.
Sendo assim, o que resta da mente?
Há uma longa distância entre não ter serotonina suficiente e pensar que o mundo é 'sem graça, chato e inútil'; e uma distância ainda maior até escrever uma peça sobre um homem obcecado por esse pensamento. Isso deixa bastante lugar para a mente. Algo está interpretando os ruídos da atividade neurológica.
Entretanto, esse intérprete será, necessariamente, metafísico e incorpóreo? Não será provavelmente certo número - enorme número - de funções cerebrais, que ocorrem paralelamente? Se toda a rede de ações minusculas que constituem um pensamento fosse identificada e mapeada, a 'mente' então se tornaria visível.
O intérprete está convicto de que a mente não pode ser mapeada, nem vista. 'Sua mente sou eu', afirma. 'Você não pode me analisar em dendritos e sinapses'".

- Garota Interrompida, Susanna Kaysen.


Winston Chmielinski


"E se, naquele tempo, deixara-se dominar pelo imaginário da melancolia, por que ele, porque justamente ele e não um outro qualquer? Tem uma falha estrutural de caráter, carece de vontade vital suficiente ou apenas teve sempre, sem saber uma insuficiência de serotonina? Não sabe. Hesita. Não é isso também a depressão?

A depressão é um processo químico?
Não, a depressão é a vida, ele tende a acreditar, naquele instante.
 Que consequências extrair dessa constatação?"

- As Fúrias da Mente, Teixeira Coelho.

20 comentários

  1. E somos pura química mesmo. Pessoalmente não vejo isso como algo negativo, vejo como algo maravilhoso. Esse fato não diminuiu nossos sentimentos, só nos explica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei esse comentário e vou guardá-lo para sempre comigo quando pensar sobre o assunto <3

      Excluir
  2. Interessante esse texto, nos faz pensar que nosso cérebro é algo muito louco e que sabemos muito pouco dele (e isso me assusta). haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria poder usar um pouco mais do cerebro um dia, só pra ver a pira que é !hahahah beijo

      Excluir
  3. Awesome post! Very cool blog! Would you like us to follow eachother on GFC and keep in touch?
    I hope you have a great week ahead!
    xo from Italy,
    Sonia Verardo
    http://www.trenchcollection.com/

    ResponderExcluir
  4. menina, que tapa. Tipo, nunca havia parado para pensar que os problemas que ~na idade média~ acarretavam pessoas na fogueira, tortura e etc hoje podem simplesmente serem "tratados" com química. Isso é tudo muito doido e preciso de um tempo para digerir a informação...
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse argumento foi um dos quais me levou a questionar a veracidade do "sobrenatural"... dificil. Um beijo!

      Excluir
  5. Tapa de luva na cara da sociedade. Parabéns!
    Super bem escrito e o tempo todo coerente.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ! fico feliz q tenha gostado e sentido algo ao lê-lo

      Excluir
  6. Nós, o emaranhado orgânico que tem ciência de sua perecibilidade, que vem da matéria já existente e volta para a tornar-se composto do solo. Triste, porém louco e fatídico :/


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste, porém realista e quem sabe, até bonito? Um beijo

      Excluir
  7. Adorei seu blog, linda! Post muito interessante
    Beijinhos
    http://blogmundol.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. interessante nos faz refletir sobre a real utilidade do cérebro !
    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Conheço muita gente quem teve depressão e outras coisas do tipo e não foram curadas com remédios. Não sei se acredito que é só química ou não. É confuso, sabe? Às vezes parece que quanto mais eu estudo sobre nós e sobre o universo, pior eu me sinto. É que, apesar de saber que a gente não é nada, uma parte de mim se recusa a aceitar isso. E eu vou parar por aqui porque já estou ficando deprê de novo.
    Gostei do post. Vou pensar mais sobre isso. E pesquisar também.
    Suas postagens são ótimas <3

    A Canção do Silêncio

    ResponderExcluir
  10. Cara é muito sinistro. E tem algumas pessoas que viram e falam assim pra mim "Você é muito racional" "você é fria" "você não tem sentimentos" não é isso, o processo do meu cerebro funciona diferente do das outras pessoas. E tipo isso não quer dizer. Acho que ocerebro é o que comanda tudo, minha melhor amiga sofre de transtorno de pânico e as vezes ela piora e entra em depressão por causa disso, mas quando faz o tratamento ou tem um estimulo bom ela acaba melhorando.

    é muito complexo sabe...

    ResponderExcluir